Buscar
  • Sermed

Tomografia de Tórax também tem sido usada como um dos principais métodos de diagnóstico da Covid-19

Os pulmões estão entre os órgãos mais afetados pelo vírus. O coronavírus pode levar a uma pneumonia que causa morte por insuficiência respiratória nos casos mais graves. O diagnóstico da COVID-19 é primariamente dependente da pesquisa do vírus nas vias aéreas superiores, mas os kits para sua confirmação ainda são limitados, não apresentam sensibilidade elevada e os resultados podem ser um pouco demorados. Na situação atual, exames de Tomografia de Tórax tem sido de extrema importância no diagnóstico da Covid-19, pois permite avaliar a gravidade e a extensão dos problemas pulmonares causados pela doença, logo no início da infecção, tanto em pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, isto porque em muitos casos o teste específico para a Covid-19 (conhecido como PCR) pode demorar para confirmar o diagnóstico.



Neste cenário, a tomografia computadorizada tem se mostrado uma aliada funda- mental dos profissionais da saúde e dos pacientes, pois seus resultados podem contribuir de

forma determinante no dire- cionamento precoce da conduta médica dos pacientes.


Veja algumas maneiras abaixo:

  1. Na detecção de pneumonia em pacientes considerados altamente suspeitos (mas ainda sem confirmação laboratorial);

  2. Na avaliação da magnitude da pneumonia;

  3. Para acompanhamento da evolução do quadro respiratório (pneumonia) em pacientes com confirmação laboratorial da doença.

  4. Acompanhamento e monitoramento pós-covid.

Estudos feitos com pacientes com comprovação laboratorial para a COVID-19, as imagens de tomografia demonstraram características de lesões pulmonares bastante específicas. Com esses dados em mãos, os médicos conseguem adiantar ações importantes como o isolamento do paciente ou, até mesmo, o próprio tratamento da doença, mesmo sem ainda ter o resultado definitivo.


Médicos radiologistas ao redor do mundo estão, portanto, utilizando as imagens fornecidas pela tomografia para ajudar as equipes clínicas na determinação do correto tratamento de pacientes suspeitos (e também de pacientes positivos com COVID-19 já confirmada), para com isso poderem salvar cada vez mais vidas.

Além de ser útil como exame complementar no diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19, a Tomografia de Tórax também tem sido amplamente utilizada no prognóstico, ajudando a avaliar possíveis sequelas e melhoras no pulmão de pacientes já curados da Covid-19, pois através de estudos já a doença causada pode causar anormalidades pulmonares, ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados.


A covid-19 hoje é reconhecida pelos médicos e cientistas como uma doença sistêmica, que desencadeia diversos processo inflamatórios em diferentes regiões do corpo. Muitas vezes, a recuperação não será imediata e nem completa, por isso a importância do monitoramento constante.

20 visualizações0 comentário
  • Grey Facebook Icon

© 2018 Desenvolvido por inovar.me