top of page
Buscar
  • Sermed

Janeiro Branco, um alerta para manter a saúde mental sempre em equilíbrio.


Você já ouviu falar sobre Janeiro Branco? Essa campanha nacional tem por objetivo conscientizar a população sobre um dos temas mais importantes da atualidade: saúde mental. Segundo o Ministério da Saúde, o aumento no número de casos de pacientes diagnosticados com doenças mentais é um problema alarmante no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somos o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo – cerca de 9,3% do total da população. Estudos também mostram que aproximadamente 86% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental, como a ansiedade e a depressão.


Hoje em dia, ainda há grande preconceito quando o assunto é relacionado aos cuidados com a mente. Aos poucos, os fatores como “terapia” vem quebrando regras, mas ainda há muitas pessoas que não acreditam neste tipo de tratamento. O intuito deste tipo de campanha é “quebrar tabus” sobre tratamentos mentais e emocionais, buscando prevenir e combater os aspectos mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais. A campanha, estrategicamente, convida os brasileiros a refletirem também sobre os cuidados com a saúde mental, incentivando a adoção de novas escolhas que fazem bem para o corpo e a mente.


Neste caso, a ajuda profissional e o autoconhecimento podem auxiliar muito no dia a dia, evitando males, prevenindo muitas doenças do corpo e ajudando a ter uma socialização mais saudável. Veja abaixo 10 dos principais sintomas de que a mente não está em equilíbrio. Estes sinais são universais e merecem uma atenção especial. São eles:

  1. Sensação de vazio e desânimo;

  2. Isolamento social involuntário;

  3. Vontade de chorar constantemente;

  4. Tristeza corriqueira;

  5. Estresse abundante;

  6. Dor na cabeça ou na nuca;

  7. Dor no corpo;

  8. Taquicardia;

  9. Piora nos sintomas da gastrite.

Ficar de olho no surgimento dos sintomas e tratar corretamente os transtornos mentais são métodos eficazes para manter a saúde mental em dia.


Outras dicas como manter uma rotina de alimentação saudável, praticar exercícios físicos, tirar um tempo para investir em lazer, garantir momentos em família e desenvolver projetos que estimulem o seu crescimento são algumas práticas que vão ajudar você a encontrar o equilíbrio necessário para uma vida em harmonia. Viva em paz, viva em equilíbrio. Sua saúde merece este carinho!

146 visualizações0 comentário
bottom of page