top of page
Buscar
  • Sermed

Prevenção e diagnóstico correto são sempre os melhores remédios.

De acordo com a lei 8.080, de 1990, a SAÚDE é um direito fundamental do ser humano. No entanto, sabemos que nem sempre isso acontece de forma regular e como o indivíduo merece. A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou no ano de 1948 o Dia Mundial da Saúde, no dia 07 de Abril, do qual falaremos com mais ênfase, perto da data. No entanto, neste texto queremos enfatizar a importância da PREVENÇÃO para a saúde. Ela que, muitas vezes passa batida e somente quando a doença aparece é que alguma atitude é tomada.


Com os avanços da tecnologia e da ciência, nos é permitido buscar um diagnóstico preventivo ou mesmo detectar uma doença em estágio inicial. Isso é fundamental principalmente para aqueles indivíduos que possuem histórico de doenças genéticas ou hereditárias. As técnicas estão muito eficazes, menos invasivas e a recuperação muito mais rápida. Mas então nos perguntamos o porquê de tanta falta de cuidade e prevenção. Em todos os meses falamos de campanhas preventivas, conscientização, alerta e mesmo assim, alguns diagnósticos ainda são feitos tardiamente. Isso é preocupante!


Atualmente, se analisarmos os dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer, os números assustam. Embora nos meses de Outubro e Novembro, a concentração nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, são mais intensas, em todos os meses podemos notar que há um chamamento para a prevenção. O próprio Ministério da Saúde (MS) recomenda que as atividades sejam continuadas ao longo do ano, principalmente para os vários tipos de cânceres ou doenças existentes e que tem crescido seus números a cada ano que passa. As campanhas reforçam três pilares estratégicos, no controle de doenças, que são a prevenção primária, o diagnóstico precoce e os exames relativos e pertinentes a cada caso.


Nosso incentivo neste mês de Março, que trabalharemos o Março Azul é para que você não fique dentro das estatísticas. Analise e preste atenção aos sinais do seu corpo, procure se informar, busque ajuda com profissionais médicos da sua confiança e faça os exames regularmente. Adote hábitos saudáveis de alimentação e faça exercícios. Você vai ver com a qualidade da sua vida vai mudar. Neste mês, nós da SERMED CLÍNICA DE DIAGNÓSTICO falaremos bastante sobre o MARÇO AZUL – que é Prevenção e Conscientização do Câncer Colorretal. Confira em nossas redes as nossas dicas, ao longo do mês de março.







30 visualizações0 comentário
bottom of page