A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações.
O mês de Agosto é conhecido atualmente como “Agosto Dourado ” porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico.
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os bebês alimentados exclusivamente com o leite materno, nos primeiros seis meses, têm 14 vezes menos probabilidade de morrer do que os demais. Porém, atualmente, apenas 41% dos brasileirinhos recebem esse tratamento.
Veja abaixo alguns dos principais benefícios do aleitamento materno:
Transmissão de anticorpos da mãe para o bebê;
Fortalecimento do vínculo emocional entre mãe e filho. Isto ajudará a criança a desenvolver autoconfiança durante o período pré e escolar;
A sustentação da cabeça, que a criança acaba fazendo naturalmente na hora de mamar, é o que vai ajudar a promover o equilíbrio e sustentação para sentar, engatinhar e andar;
Todo o esforço para sugar o leite ajuda a posicionar ainda a arcada dentária, a mastigação e consequentemente a deglutição também se tornam mais fáceis;
Na questão auditiva, as mamadas estimulam o canal do ouvido e, assim, ajudam a evitar as infecções desta região;
É um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.
Há quem acredite que a amamentação é boa apenas para o bebê, porém esse pensamento é errôneo. A amamentação é um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, com grandes vantagens também para as mães, tais como:
Acelera a perda de peso;
Diminui o sangramento e faz o útero voltar ao normal mais rápido;
Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio;
Evita a osteoporose;
Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto e pressão alta.
O leite materno apresenta as vitaminas, minerais, açúcares, proteínas e gorduras necessárias para a alimentação saudável da criança. Nenhum outro alimento oferece esses benefícios! A primeira mamada pode ser feita ainda na sala do parto, nos momentos iniciais da vida do bebê. Até o sexto mês de vida, não há necessidade da criança tomar sucos, chás, nem mesmo água. Muitas pessoas vão dizer que o bebê está fraco ou com sede, mas isso não é verdade.
O leite possui tudo que o bebê necessita. Lembre-se de que não existe leite fraco!
Comments