top of page
Buscar
  • Sermed

Diagnóstico precoce é o primeiro caminho para a cura

O diagnóstico precoce do câncer atualmente engloba ações realizadas para reduzir os riscos de desenvolver a doença. Com números cada vez mais alarmantes, acredita-se que, com o alerta e a prevenção, muito possa ser minimizado. Evitar a exposição aos fatores de risco de câncer, adotar um modo de vida saudável e realizar os exames necessários, como Mamografia e Ecografia Mamária são os caminhos mais indicados para vencer esta luta.

Nossa amiga Claudia Lucia Sabino, de 49 anos, moradora de Canela é paciente da Sermed Diagnóstico de Imagem e tem vivido essa realidade desde dezembro de 2018, quando em um exame de rotina e sem sintomas aparentes, fora surpreendida com o diagnóstico de uma possível neoplasia mamária. Um pouco desnorteada pela notícia, Claudia de início, pensou em não se tratar de algo tão grave, mas após passar por mais uma bateria de exames, punções e diagnósticos paralelos, a notícia tornou-se real. E Claudia então precisou ficar frente à frente com o câncer, conversar com sua família, em especial com sua filha Marília de 11 anos, que segundo ela, a apoia constantemente, dando-lhe a força necessária para vencer cada uma das etapas.

Atualmente Claudia já realizou todas as sessões de quimioterapia previstas pelo tratamento e agora segue suas prescrições médicas juntamente com a equipe de profissionais, aos quais já considera seus amigos, Dra. Maristela Rossi, Ginecologista, Dra. Priscila Schenkel, Médica Especialista em Diagnóstico por Imagem da Sermed e Dr. Eduardo Luiz Kunst, Médico Oncologista, da cidade de Igrejinha, que lhe orientam, transmitem carinho, segurança e o apoio necessário. “Ao descobrir o diagnóstico, já me vi careca e numa cadeira de rodas, mas o tratamento foi passando e o prognóstico de morte se afastando”, diz Claudia. Agora, ela segue em mais uma etapa, a radioterapia e deixa a todos um super conselho, que acredita ela, tenha salvado sua vida: “Fazer a prevenção é não deixar que o diagnóstico seja uma sentença de morte. Façam quantos exames forem necessários, mas que cubram todas as possibilidades.

E assim finalizamos a história da nossa amiga, que com muito carinho compartilhou sua vida e sua história na intenção de que todos possam ser conscientizados de que a prevenção é sempre o melhor caminho.

Faça exames, converse com médicos da sua confiança e não deixe que a doença tire a alegria da sua vida.

156 visualizações0 comentário
bottom of page